Humantech Marketing. marketing molecular e humano

Um blog em que se exprimem opiniões, visões, resultados de investigações, de um mundo em que o marketing e a tecnologia se cruzam, no caminho para um Marketing Molecular e Humano


Delta, uma marca pessoal e única. Um tributo ao seu criador.

Um tributo ao seu criador

Existem diversos tipos de marcas, desde as pessoais, às empresariais, regionais, de países ou, em sentido lato, de tudo o que possa ser identificável, único. 

Há, contudo, algumas marcas – poucas – em que a sua essência e valores, se confundem, ou têm uma ligação íntima e indissociável com o seu promotor, com aquele que a sonhou. É o caso da Delta Cafés.

Dizemos, em marketing, que uma marca tem uma dada identidade, personalidade, cultura e valores. Ao analisarmos a marca Delta, constatamos que a sua personalidade incorpora a alma do seu fundador, é autêntica, criativa, sustentável. A sua cultura é solidária, responsável social e ambientalmente, cidadã, com forte ligação à comunidade. Uma marca que ajuda a integração social, que é confiável e que detém uma elevada reputação, a mais reputada em Portugal.

Estas características confundem-se, de facto, com a personalidade do seu criador, que acabou de nos deixar, e revela que uma marca é tanto mais forte, quanto se possa diferenciar e incorporar algo de forte e humano. Trata-se, assim esta, de uma marca que está próxima do seu cliente, do seu fornecedor, da sua região, do seu país.

Na realidade, beber um café Delta é, de alguma forma, sentir-se parte de algo maior, de alguém que sempre pensou o negócio à escala humana, o Comendador Rui Nabeiro. Uma marca única só poderia ter sido concebida por uma pessoa única.

É com grande prazer e respeito, que transcrevo aqui algumas das palavras que o Comendador Rui Nabeiro, presidente do Grupo, escreveu em 2019, para o meu livro Brand Management: “O grande desafio das marcas passa pelo propósito… A experiência diz-me que o sucesso das empresas depende, na maioria das vezes, da gestão e do investimento no capital humano, nas suas pessoas… Orgulho-me de ter criado uma cultura de empresa, uma chama de entusiasmo, que contagia todos os que nos têm acompanhado nesta aventura deliciosa. Esta chama pode ser o verdadeiro propósito da nossa marca, o significado, o valor que a torna original, diferenciadora, única! Evoluímos e crescemos até assumir o papel que a história nos deu na vida de muitos milhares de clientes, amigos, colaboradores e respectivas famílias”.

Mas uma marca não para no tempo e a sua gestão familiar, não tendo sido alheia a tudo isto, tem vindo nos últimos anos a incorporar factores de inovação permanente nos seus produtos, que lançando novos, e Rui Nabeiro refere também: “…é necessário inovar diariamente, estar atento…”

Por tudo isto, é que a marca Delta assume o papel que tem na sociedade. Por tudo isto, é que a marca Delta é uma marca pessoal e única.

Carlos Manuel de Oliveira

2023



Deixe um comentário